domingo, 29 de novembro de 2009

King of Fighters - Trailer

Afinal a legendária serie de videojogos King of Fighters da SNK também terá direito a um filme. Não, não é mais um filme de Uwe Boll, é uma realização a cargo de Gordon Chan que promete pelo menos igualar Street Fighter - Legend of Chun-Li ....... o que afinal não deve de ser difícil :)

A atracção do filme será a actriz Maggie Q :


2ª Geração da ASRock ION 330:

A segunda geração dos Nettop da ASRock já se encontra pronta para a distribuição. Estes novos ION330 são visualmente iguais aos modelos anteriores, sendo que as novidades neste novo "upgrade" são a adição de um benvindo comando remoto e mais algumas importantes funções que o modelo original não tinha como WiFi, DTS, uma porta eSATA, e EuP 2.0.

Estes pequenos computadores podem ser a solução ideal para serem usadas como HTPC, sendo que os preços médios conhecidos no modelo anterior começavam nos 299€, este novo modelo custa 359€. "preços dos modelos sem drive de Blu-Ray".
No site da ASRock podem consultar a familia completa destes Nettops.


Esperamos que na 3ª geração não se esqueçam mais uma vez das portas frontais de áudio e USB :(

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nos bastidores das cenas de AVATAR!

De todos os vídeos que temos visto sobre Avatar o novo filme de James Cameron a estrear no proximo mês de Dezembro, o que mais nós têm impressionado são as assombrosas expressões faciais dos Na'vi!

O vídeo seguinte com cerca de 10 minutos mostra bem como essas expressões são captadas com os atores principais e depois posteriormente editadas e geradas digitalmente em computadores.

Atenção especial aos segundos entre os 4.04m e 4.18m........ Imaginem a visualização em IMAX 3D!!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Minitube, ver videos no Youtube sem flash

Minitube é uma excelente aplicação desenvolvida por um programador Italiano com um interface muito bom que permite navegar e ver vídeos do Youtube sem utilizar flash, poupando algum processamento tão importante por exemplo nos pequenos netbooks com processadores Atom tornando a visualização dos vídeos muito mais eficiente!!

O programa encontra-se ainda numa fase inicial de desenvolvimento, no entanto funciona muito bem possuindo desde já funcionalidades muito interessantes como a pesquisa de vídeos, a reprodução em HD, ou a modo em ecrã inteiro........ e claro não esquecendo o melhor de tudo que é não usar flash!
Minitube esta disponivél para os mais variados sistemas operativos, para o instalar no Ubuntu Karmic Koala na consola digite :

(Adicionando o repositório de software:)
sudo add-apt-repository ppa:neversfelde/ppa

(Actualizando as fontes de aplicações:)
sudo apt-get update

(Instalar o Minitube:)
sudo apt-get install minitube

E pronto o Minitube no Ubuntu/Gnome ficará disponivél no menu Som & Vídeo..... use e abuse!


Nota: Eu utilizo o Ubuntu 64bits e tive alguns problemas iniciais de visualização que resolvi com a instalação dos seguintes pacotes:
sudo apt-get install phonon-backend-gstreamer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Novo vídeo de AVATAR : As máquinas de guerra!

Quando já falta menos de um mês para o grande acontecimento cinematográfico do ano.... que será obviamente a estreia de Avatar, as novidades sobre este épico filme são já diárias!

Este novo vídeo mostra algumas cenas de batalha onde basicamente se vêem as armas, os robots, e as naves de guerra. É um daqueles vídeos que faz com que muitos de vós queiram logo ver de imediato esta novidade de filme que será o Avatar de James Cameron.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Retrato de Mona Lisa recriado...


Um habilidoso artista recriou o trabalho de Leonard Da Vinci, a Mona Lisa só com peças velhas de computadores "motherboards". Um artista dos tempos modernos :)


É pelo menos impressionante
!!



Visto no Flickr.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Acabei de Ver - 2012

Dirigido pelo senhor destruição Roland Emmerich que é também o autor de 10.000BC "o pior filme que vi neste século". Este 2012 é um filme que aborda mais um cenário complicado com o nosso Planeta Terra a sofrer gravíssimas catástrofes naturais que vão por em risco toda a vida no Planeta!

Não gosto de avançar muito com detalhes do argumento, sobretudo para evitar possíveis "spoilers", mas também porque a verdade é que em 2012 eles não existem. eheheh :) Pois tudo já foi visto e revisto em outros filmes do género....qual profecia Maia qual quê.... aqui não existe nadita de novo! E que dizer dos actores... que em mais de metade do filme são apenas figurantes sem terem onde se agarrarem :(

Não quero com isto dizer que este 2012 não vale uma ida ao cinema muito pelo contrario, achei os seus 158m de duração muito bons no sentido de não cansarem como aconteceu no Verão passado com o Transformers 2 e também não ser um filme aborrecido como o ultimo Harry Potter! Nisto este 2012 safa-se bem, como também nas cenas cómicas que são igualmente bem doseadas e sem o exagero visto nos Transformers 2.

Se me perguntarem pelos efeitos especiais ? Eu respondo que é daqui que sai o ponto mais fraco deste filme! Os efeitos especiais obviamente são bons, mas a sensação com que se fica é que o mais espectacular já foi visto e revisto no trailer do filme.... é caso para dizer... então mostram o melhor logo no trailer??
E depois este 2012 revela também ser um filme demasiado comercial pois as cenas de destruição não têem a violençia ou o realismo que vimos por exemplo em Knowing no "acidente no Metro e no Avião".

Nota ainda para a distribuidora do filme que afastou a estreia de 2012 da tradicional época dos blockbusters que é o Verão para este Novembro, os resultados já estão bem visíveis: 230milhões em 4 dias de exibição na BoxOffice Mundial!!! Resta saber agora como será o embate com a febre Twilight já no próximo fim de semana! Ah pois é.....

Daqui por um mês com a estreia de Avatar ninguém se vai lembrar deste 2012.... é só um pressentimento aqui do Nasp :)

Leona Lewis é a voz do tema principal de Avatar.

Eu acho que todos se lembram ainda do sucesso estrondoso que foi o êxito de Celine Dion "My Heart Will Go On" da banda sonora de Titanic...... James Horner e Simon Frangle, os cérebros por trás desse êxito foram de novo escolhidos por James Cameron para inventarem novo single como tema principal de Avatar.

Leona Lewis é a voz do novo tema que se chama "I SEE YOU".


Esperamos ver o videoclip do tema já no próximo mês de Dezembro , certamente para ajudar na promoção de Avatar que relembrando têm a estreia mundial marcada para o dia 18 de Dezembro.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

New Super Mário Bros Wii

Vamos voltar a perguntar.... Como é que Miyamoto e a Nintendo consegue melhorar os seus jogos cada vez que querem ?

New Super Mário Bros Wii é o novo jogo da canalizador mais famoso do mundo que aterra na consola da Wii durante este mês de Novembro. O jogo é mais um "reboot" do clássico dos clássicos jogos do Mário que em pleno século XXI se mantém fiel a sua jogabilidade 2D! Que coragem!

Este novo titulo do Mário promete relembrar a diversão dos jogos "old school" da melhor das formas, algo que infelizmente se tem perdido com os jogos actualmente :(

Que fantástico aspecto e que optima jogabilidade........ Bom o melhor é verem o "video review" da GameTrailers :



As Expectativas da Nintendo com este jogo são de tal modo elevadas para este fim-de-ano que Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo América disse numa entrevista que este jogo do Mário só na Wii irá vender mais do que o Call of Duty - Modern Warfare 2 que como toda a gente sabe é um jogo campeão de vendas em multi-plataforma!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novo TV Spot de Avatar:

Os novos trailers e Spots televisivos sobre Avatar não têm parado nos ultimos dias!

O seguinte TV Spot extendido de 3.30m, "parece igualito" ao trailer internacional...... E assim vamos vendo novas imagens de Avatar no meio de outras já visualizadas varias vezes... :)



terça-feira, 10 de novembro de 2009

myHTPC - Primeiros Testes e Consumos.

A Saga do myHTPC tem novo capitulo.... já com o sistema instalado é hora de efectuar os primeiros testes e verificar quais os consumos do computador:
  • Como disse primeiramente no post anterior o PC vai ter como sistema principal o Ubuntu 9.10 de 64bits, e entre o melhor do software livre terá o XBMC como frontend para um poderoso sistema multimédia.
  • O XBMC correrá também em stand-alone "é executado numa sessão diferente do Ubuntu/Gnome", afinal isto é um HTPC!
  • Nestes primeiros testes foi utilizada a versão 9.11Alpha1 do XBMC, ou seja espera-se que em breve haja um XBMC  estável no Ubuntu Karmic Koala.
Assim e com a renderização de vídeo activada para VDPAU eis os testes a ler vídeo em HD 1080p: (Cliquem nas imagens)
  • Big Buck Bunny é uma amostra de vídeo com uma resolução de 1920x1080, muito mais pesada que o que vimos habitualmente na net em .mkv de 720p ou 1080p - Utilização do CPU em +/- 25%:


Quando aos consumos em watts "utilizei uma tomada de medição dessas que se encontram nas lojas de especialidade" são valores médios:
  • Power Off = 16W 0.5W
  • Idle = 50W 37W
  • Navegando com o Firefox = 55W
  • Jogando Quake Live = 78W
  • XBMC com VDPAU a ler 1080p = 58W
Aqueles 16W com PC desligado estão a confundir um pouco as coisas:) Não sei se será por ter permanentemente e internamente 2 pens ligadas.. vou averiguar.. De resto é sem sombra de duvidas o PC mais GREEN que alguma vez tive, inclusive gasta menos que o meu monitor!!!!

---------------------------------------------------------------
Primeiro Capitulo - myHTPC - Componentes e Montagem.

EDIT 08/05/2012 : PC já substituído por um novo, ver aqui!

eTRAYS Video Promo - O tal NAS promissor....

No passado já vós tinha falado deste novo produto made by Xtreamer.net . Um NAS com uma panapolia de funcionalidades que não se vê em produtos semelhantes que custam o triplo!!

De todas as funcionalidades deste novo produto quero destacar a aparente facilidade com que podemos partilhar ficheiros e pastas com outros computadores e amigos atráves da web, até mesmo através de links por e-mail ou chat para posterior download. Muito bom!

Com as velocidades de upload a crescerem nas nossas casas, isto é mais ou menos como termos uma Dropbox pessoal de tamanho XXXL!!! :)

O vídeo oficial do Xtreamer eTrays em baixo:



Muito interessante mesmo, se eu não tivesse já um NAS isto era uma compra certa!

Links:
http://www.xtreamer.net/generalInner.aspx?CatID=1018
http://shop.xtreamer.net/categories/eTRAYz/

domingo, 8 de novembro de 2009

Avatar! Também é para os mais novos!

Nos últimos dias saíram alguns trailers e spots televisivos sobre o Avatar. Entre os quais este novo trailer que passou no Cartoon Network certamente para cativar também o publico mais jovem a deslocar-se ao cinema no próximo mês de Dezembro:




E que dizer deste com a realidade aumentada na garrafas da Coca-Cola Zero. Os + de 250 milhões de custos de Avatar pagam-se!



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

myHTPC - Componentes e Montagem.

INTRODUÇÃO - Montar um computador que sirva de leitor multimédia decerto que não é uma ideia nova, é algo até já muito usual....

Aqui a ideia que já existia antes ganhou os seus contornos quando descobri o novo chip gráfico da Nvidia ION para as boards Mini-ITX. Os ION são uma peça de hardware minúscula capaz de ler conteúdos em alta-definição 1080p através de alguns truques de aceleração gráfica onde o GPU se encarrega de alguns trabalhos que antes estavam a cargo do CPU. Isto dito da maneira mais fácil coloca-se um PC mais limitado a ler HD 1080p, para mais se for para usar numa distribuição de Linux onde o chip ION e outros chips gráficos da Nvidia são muito bem suportados pela excelente API VDPAU ao qual o XBMC aproveita da melhor forma (existem threads na fórum do XBMC com pentium3 com 512mb de ram a lerem 1080p sem engasgo!!!).


Então era isso que se queria, hardware para usar numa instalação do UBUNTU + XBMC + VDPAU. No entanto existe um pequeno problema que aqui foi decisivo, o chip ION não oferece a descodificação de vídeos em Flash como faz com os outros formatos, esse trabalho recai novamente no processador e se for para ler Flash em HD como são só por exemplo os vídeos do Youtube então era preciso muito mais que um Atom Dual-Core que equipa a generalidade das boards ION!

"ÉPA isto deverá sem um desabafo pessoal, mas ando perfeitamente irritado com todos os netbooks powered by Atom que são uma atrapalhação no Youtube"

COMPONENTES - Explicado porque me afastei dos Atom e porque queria me manter no tamanho Mini-ITX a escolha da board acabou por ser o mais fácil e recaiu numa Zotac 9300-ITX Wifi que tem as principais características de suportar processadores com socket LGA775, ideal para acabar com o problema da falta de processamento nos vídeos em Flash. O chip gráfico da board é o 9300 da Nvidia que obviamente leva o suporte do VDPAU porque senão não a tinha comprado:) E que se esquecermos o chip ION/9400 é o chip onboard mais potente capaz inclusive de correr alguns jogos em médias resoluções. Outra das mais valias da board e possuir um slot de expansão PCIe 2.0 16x!


Se a board foi muito fácil escolher já a caixa foi muito mais difícil porque também efetivamente a oferta é muito maior nas caixas do que em boards Mini-ITX com as características xpto que eu queria :)

Porque a board tinha um slot PCIe e também porque eu queria usar uma drive de dvds e discos rígidos de 3.5 internamente na caixa, esta teria que ter espaço de manobra suficiente e a escolha foi a Silverstone Sugo SG05 .

Esta caixa permite-me montar um pc mais HTPC/LANBOX, isto porque não quero perder a possibilidade de montar um placa gráfica PCIe potente. A Caixa pode levar placas gráficas com um comprimento de até 9" como por ex: uma Nvidia GTS 250.. tendo espaço internamente para 1 disco de 3.5" + outro de 2.5" + uma drive de CD/DVD Slim "para manter a caixa pequena", a caixa possui ainda uma fonte de alimentação de boa qualidade SFX de 300W!


Ao contrario deste tipo de caixas mini-itx, a Sugo SG05 é uma caixa muito bem arejada levando inclusive um ventilador grande de 120mm frontal que se encontra muito bem colocado horizontalmente a todos os componentes internos da caixa, o que é excelente!

O resto do componentes já os tinha aqui por casa e são:
  • 1 disco de 3.5" sata de 500gb "só para o sistema e pouco mais, os ficheiros estão em rede"
  • 1 Intel E5400 2.7ghz de 45nm
  • 2x2 Gb ram ddr2 800mhz
  • 1 Samsung dvd-rw slim preto "a drive de blu_ray fica para a próxima"
  • 1 pequeno teclado multimédia com trackball
  • 1 adaptador bluetooth
  • 1 adaptador usb wireless 300N "a board tem wireless 54g que não vou utilizar"
MONTAGEM - De inicio pensava que seria mais difícil afinal uma board tão pequena e uma caixa um pouco maiorzita já para não falar dos cabos... mas não a caixa é de facto muitíssimo boa sendo possível desmonta-la por completo para facilitar a montagem dos componentes do PC.


O processador e o ventilador foram montados na board fora da caixa e depois para montar tudo apenas tive que tirar a fonte de alimentação para montar a board na caixa, pois faltava-me espaço para os dedos :)


Nesta foto aquele adaptador usb 2.0 montado internamente servirá para ligar as pens (wireless, bluetooth, e do teclado) que ficarão sempre dentro da caixa..... por exemplo o adaptador bluetooth servirá para ligar um Wii Remote que fará de navegador nos menus do XBMC!!!!


Se tiverem alguma sugestão de melhoria para este myHTPC digam...... espero também que tenham retirado daqui algumas ideias para vocês levarem para os vossos PCs :)

Ando ainda nas configurações e instalação de software bem como testes aos consumos do pc e o barulho das ventoinhas, depois darei mais noticias e mostrarei o que é uma instalação personalizada do XBMC com VDPAU a fazer maravilhas em alta-definição.... fiquem atentos.

Edit: Continua aqui

EDIT 08/05/2012 : PC já substituído por um novo, ver aqui!

domingo, 1 de novembro de 2009

CH3SNAS - Montar discos de rede (SAMBA) no Ubuntu - 2ª Parte:


Na primeira parte deste howto configurei o acesso aos discos da ch3snas por NFS. (Servidor NFS a correr na ch3snas, o cliente uma maquina com o Ubuntu).

Nesta parte dois é a vez do protocolo SAMBA muito utilizado entre maquinas Windows.

Qualquer NAS deverá ter um servidor Samba, por isso esta segunda parte servirá não só para a minha ch3snas mas também para qualquer NAS a correr um servidor samba previamente configurado com as pastas partilhadas e com o acesso com user/password. (Esta configuração é feita no interface web do NAS)


A maquina cliente é o Ubuntu 9.10 e abrindo a consola vou instalar o pacote smbfs (necessário para montar discos de rede samba e utiliza-los como discos locais em maquinas clientes):

sudo apt-get install smbfs

- O objectivo é ter os discos de rede montados logo no arranque do Ubuntu, por isso vou criar já as pastas onde vão ser montados os discos. (vou utilizar a mesma directoria onde o Ubuntu monta os cartões de memoria e as penusb, etc ):

cd /media
sudo mkdir ch3snas
sudo mkdir ch3snas/volume_1

- Vamos criar também o ficheiro que contém o user/password de acesso ao servidor Samba:

sudo gedit /etc/samba/user

- Copiar e colar no ficheiro o seguinte (faça as devidas alterações):

username=Nasp
password=12345

- Salvo e fecho o ficheiro. Depois e por razões de segurança vou dar permissões só de leitura no ficheiro:

sudo chmod 0400 /etc/samba/user

- Vou adicionar o ponto de montagem no ficheiro fstab do Ubuntu:

sudo gedit /etc/fstab

- E vou copiar e colar a seguinte linha:

//CH3SNAS/Volume_1 /media/ch3snas/volume_1 cifs credentials=/etc/samba/user,noexec 0 0

- Já posso salvar e fechar o ficheiro, tudo deverá funcionar no próximo arranque do computador. Para testar já podemos rodar na consola:

sudo mount /media/ch3snas/volume_1

- NOTA: No caso de outros NAS que não a ch3snas é preciso saber correctamente a sua árvore dos locais de rede de modo a garantir que são introduzidos as caminhos correctos no fstab. Para saber isso experimente rodar na consola o seguinte comando:

smbtree

- Um dos resultados do comando foi:

WORKGROUP
\\CH3SNAS Grab'n'GO Media Store
\\CH3SNAS\IPC$ IPC Service (Grab'n'GO Media Store)
\\CH3SNAS\Volume_2
\\CH3SNAS\lp USB Printer
\\CH3SNAS\web_page Enter Our Web Page Setting
\\CH3SNAS\Volume_1

-Foi deste resultado que tirei o caminho //CH3SNAS/Volume_1 que introduzi no ficheiro fstab.

PARA FINALIZAR e para quem possa perguntar qual é o melhor? Utilizar NFS ou SAMBA ? Tudo depende das maquinas clientes a utilizar, se for Windows a utilização do protocolo Samba é melhor porque funcionará out-of-the-box e depois porque não existe de raiz o acesso a redes NFS por parte de computadores a correrem o Windows. O NFS será melhor entre maquinas Unix, este têm algumas vantagens sobre o samba como por exemplo a maior velocidade de dados e a definição de acessos por IP.

Links:
Samba no Ubuntu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: