sábado, 14 de fevereiro de 2015

Overclock do Raspberry Pi 2 e primeiras impressões...

Este novo modelo Raspberry consegue ser um produto ainda melhor na relação "custo-beneficio" que o primeiro modelo foi há três anos atrás!


Se vale a pena ou não o upgrade para este novo SoC Quad-Core ? Eu acho que sim. Sobretudo para quem o usa como Media Center com o Kodi, ou ainda mais se pretendem ligar-lhes um teclado e um rato para um desktop com a distribuição oficial do Raspbian.

Tenho os meus "dois" novos Raspberry a cerca de uma semana e do que já testei, confirmo que este novo modelo é bastante mais rápido. No OpenELEC a navegação nos menus do Kodi acontece sem atrasos e agora até podemos usar outros skins bem mais pesados e que puxam mais recursos como o Aeon Nox. Ainda no OpenELEC e com o addon do RetroArch já corri alguns jogos da PlayStation como o Tekken 3 nuns fantásticos 50 a 60 fps!!

Já no Raspbian, abrir o Libreoffice ou o Gimp também se faz sem aborrecimentos. E navegar na web com o Epiphany-Browser, é agora um experiencia que vale bem a pena neste pequeno computador.

Embora não veja ainda como uma necessidade, o overclock deste novo modelo também já é possível de forma oficial na "raspi-config". Com as seguintes definições aplicadas no ficheiro config.txt:

arm_freq=1000
core_freq=500
sdram_freq=500
over_voltage=2
force_turbo=1


Sem overclock este novo Raspberry funciona de forma dinâmica entre os 600MHz e os 900MHz. Com estas definições, colocamos o Pi a trabalhar sempre numa frequência de 1000MHz.

3 comentários:

  1. Nuno, umas perguntinhas.

    Vale apena investir no Pi 2 ou partir para um ODROID-C1?

    Como está o desempenho do Pi 2 em rede com samba?

    PS: O Pi têm, tinha dois grandes defeitos para mim, mesmo usando um sistema pequeno; um é o compartilhamento da Ethernet, outro era os 512 de RAM. Uso o Pi Core, modificado, como sistema e a "turma" do Tiny Core está a desenvolver uma verão armv7.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ODROID-C1 é melhor em hardware. Mas qualquer um dos modelos do Raspberry têm melhor suporte e em termos de media center se for o caso o Pi esta muito melhor atualmente que o C1.

      C1 o que têm de bom além rede Gigabit é o suporte para H.265.

      O RPi2 em termos de rede samba é mais rapido mesmo com a placa igual ao anterior modelo porque este com mais "músculo" desenrasca-se bem melhor.

      Eliminar
    2. Obrigado,

      Acho que vou de Pi 2 mesmo já que o objetivo é um servidor de arquivos/backups, sem pretensões a ser media center.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: